Perguntas e Respostas

1. Por que Julia?

Julia é uma linguagem de programação cada vez mais popular em análise numérica, estatística, econometria, machine learning e ciência de dados. Suas principais vantagens incluem:

  • Desempenho e Velocidade: Julia foi projetada para alto desempenho, muitas vezes igualando ou superando C e Fortran, sem perder a facilidade de uso de Python ou R.
  • Sintaxe Simples: A sintaxe é amigável, tornando a linguagem acessível para alunos e pesquisadores vindos de R, Python ou MATLAB.
  • Interoperabilidade: Julia pode chamar código em Python, R e C/Fortran, permitindo integração fácil com projetos já existentes.
  • Computação Paralela e Distribuída: Julia possui suporte nativo para multi-threading e computação distribuída, ideal para simulações em larga escala.
  • Adoção Crescente: Julia tem ganhado espaço em universidades e centros de pesquisa no mundo todo, com um ecossistema em constante expansão.

2. Por que na UNICAMP?

Oportunidade de Crescimento: Julia ainda é relativamente nova em comparação com R e Python. A UNICAMP pode se tornar um polo de referência no Brasil e na América Latina para sua adoção.

3. A participação no projeto contará créditos?

  • Alunos da Graduação: Sim! No 2025-II será aberta uma disciplina chamada Tópicos de Extensão (ME881) valendo 5 créditos (equivalente a 75 horas dedicadas ao projeto).
  • Alunos da Pós-graduação: Não! (mas colocar no lattes uma participação em projetos de extensão não parece ser uma ideia ruim)

4. Quantas horas por semana devo dedicar ao projeto?

Originalmente, o projeto foi pensado para o aluno se dedicar, em média, 10 horas semanais ao projeto, totalizando, aproximadamente, 40 horas num semestre letivo. Contudo, como a disciplina a ser aberta equivale a 75 horas dedicadas ao projeto, o aluno(a) deverá acumular, pelo menos, 75 horas de dedicação ao projeto no final do 2025-II para ser aprovado na disciplina.

5. Se são 75 horas, como será feito isso?

Existem duas formas:

  • O aluno(a) se matricula na disciplina no 2025-II e durante o semestre precisará se dedicar, aproximadamente, 19 horas semanais ao projeto (o que é quase impossível, exceto se estiver cursando apenas uma ou duas disciplinas)
  • O aluno(a) começa a trabalhar desde agora, vá acumulando horas e no próximo semestre se matricula normalmente na disciplina e continua trabalhando no projeto até cumprir o número de horas necessárias (opção mais viável e realista).

6. Blz, mas como serão contabilizadas essas horas?

Criei uma tabela de equivalência entre as atividades realizadas e o número de horas a serem computadas e tanto o aluno quanto o professor manterão um registro destas atividades. A tabela de equivalências é dada a seguir:

Atividade Horas a serem computadas
1 Post no Blog 3 horas
1 Tutorial 6 horas
1 Minicurso 14 horas*
1 Meetup organizado 2 horas
Cuidar do Instagram 10 horas*
Outros a combinar

*: para ser feito em dupla

  • O minicurso deverá ser de aproximadamente 5-6 horas e será no formato online.
  • O cuidado do instagram inclui a criação das artes (cartaz, fotos, etc) e as postagens na própria rede social durante todo o semestre.

Assim, por exemplo:

  • Um aluno que no 2025-I escreve 4 posts no semestre, 2 tutoriais, 1 minicurso e organiza um meetup, lhe serão computadas 4×3+2×6+14+2=40 horas
  • Um aluno que no 2025-I escreve 10 post, e organiza um meetup, lhe serão computadas 10×3+2=32 horas
Bonificação
  • Ao iniciar o projeto, o aluno(a) deverá aprender a trabalhar com Github, Quarto e Julia. Assim, para considerar este tempo de aprendizagem, cada aluno(a) receberá uma única vez uma bonificação de 5 horas a serem computadas (desde que acumule, pelo menos, 30 hora já dedicadas ao projeto).
  • Se o Instagram receber mais de 1000 novos seguidores no semestre, todos os alunos serão bonificados com 5 horas a serem computadas.

7. Quais são os temas para os posts, tutoriais, minicursos, etc?

Não existe uma roteiro definido, mas todos esses assuntos serão definidos nas reuniões das sextas-feiras (que serão quinzenalmente).

8. As reuniões das sextas são obrigatórias?

Sim! as reuniões são de alinhamento, para definir as metas para os próximos 15 dias e evitar posts/tutoriais repetidos.

9. Existe algúm material específico a seguir?

Não, mas na elaboração dos posts, tutoriais e minicursos (todos em português), os alunos utilizarão recursos como:

10. Bora! Tô dentro!