Perguntas e Respostas
1. Por que Julia?
Julia é uma linguagem de programação cada vez mais popular em análise numérica, estatística, econometria, machine learning e ciência de dados. Suas principais vantagens incluem:
- Desempenho e Velocidade: Julia foi projetada para alto desempenho, muitas vezes igualando ou superando C e Fortran, sem perder a facilidade de uso de Python ou R.
- Sintaxe Simples: A sintaxe é amigável, tornando a linguagem acessível para alunos e pesquisadores vindos de R, Python ou MATLAB.
- Interoperabilidade: Julia pode chamar código em Python, R e C/Fortran, permitindo integração fácil com projetos já existentes.
- Computação Paralela e Distribuída: Julia possui suporte nativo para multi-threading e computação distribuída, ideal para simulações em larga escala.
- Adoção Crescente: Julia tem ganhado espaço em universidades e centros de pesquisa no mundo todo, com um ecossistema em constante expansão.

2. Por que na UNICAMP?
Oportunidade de Crescimento: Julia ainda é relativamente nova em comparação com R e Python. A UNICAMP pode se tornar um polo de referência no Brasil e na América Latina para sua adoção.

3. A participação no projeto contará créditos?
- Alunos da Graduação: Sim! No 2025-II será aberta uma disciplina chamada Tópicos de Extensão (ME881) valendo 5 créditos (equivalente a 75 horas dedicadas ao projeto).
- Alunos da Pós-graduação: Não! (mas colocar no lattes uma participação em projetos de extensão não parece ser uma ideia ruim)
4. Quantas horas por semana devo dedicar ao projeto?
Originalmente, o projeto foi pensado para o aluno se dedicar, em média, 10 horas semanais ao projeto, totalizando, aproximadamente, 40 horas num semestre letivo. Contudo, como a disciplina a ser aberta equivale a 75 horas dedicadas ao projeto, o aluno(a) deverá acumular, pelo menos, 75 horas de dedicação ao projeto no final do 2025-II para ser aprovado na disciplina.
5. Se são 75 horas, como será feito isso?
Existem duas formas:
- O aluno(a) se matricula na disciplina no 2025-II e durante o semestre precisará se dedicar, aproximadamente, 19 horas semanais ao projeto (o que é quase impossível, exceto se estiver cursando apenas uma ou duas disciplinas)
- O aluno(a) começa a trabalhar desde agora, vá acumulando horas e no próximo semestre se matricula normalmente na disciplina e continua trabalhando no projeto até cumprir o número de horas necessárias (opção mais viável e realista).
6. Blz, mas como serão contabilizadas essas horas?
Criei uma tabela de equivalência entre as atividades realizadas e o número de horas a serem computadas e tanto o aluno quanto o professor manterão um registro destas atividades. A tabela de equivalências é dada a seguir:
Atividade | Horas a serem computadas |
---|---|
1 Post no Blog | 3 horas |
1 Tutorial | 6 horas |
1 Minicurso | 14 horas* |
1 Meetup organizado | 2 horas |
Cuidar do Instagram | 10 horas* |
Outros | a combinar |
*: para ser feito em dupla
- O minicurso deverá ser de aproximadamente 5-6 horas e será no formato online.
- O cuidado do instagram inclui a criação das artes (cartaz, fotos, etc) e as postagens na própria rede social durante todo o semestre.
Assim, por exemplo:
- Um aluno que no 2025-I escreve 4 posts no semestre, 2 tutoriais, 1 minicurso e organiza um meetup, lhe serão computadas
horas - Um aluno que no 2025-I escreve 10 post, e organiza um meetup, lhe serão computadas
horas
7. Quais são os temas para os posts, tutoriais, minicursos, etc?
Não existe uma roteiro definido, mas todos esses assuntos serão definidos nas reuniões das sextas-feiras (que serão quinzenalmente).
8. As reuniões das sextas são obrigatórias?
Sim! as reuniões são de alinhamento, para definir as metas para os próximos 15 dias e evitar posts/tutoriais repetidos.
9. Existe algúm material específico a seguir?
Não, mas na elaboração dos posts, tutoriais e minicursos (todos em português), os alunos utilizarão recursos como:
10. Bora! Tô dentro!
