install.packages("JuliaCall")
library(JuliaCall)Como utilizar Julia no RStudio no Windows
Introdução
Ao trabalhar com Estatística, uma das linguagens de programação mais utilizadas é o R, criado especificamente para esse propósito. Para facilitar seu uso, o RStudio se destaca como a principal interface, oferecendo um ambiente amigável e com recursos que otimizam a programação. Além disso, o RStudio permite integração com outras linguagens, como Python e Julia.
Neste post, vamos aprender como utilizar Julia no RStudio, aproveitando os recursos de uma linguagem poderosa dentro de um ambiente já conhecido por muitos usuários de R.
Pré Requisitos
Configurações do RStudio
Para integrar o Julia ao RStudio, vamos utilizar o pacote JuliaCall. Para isso, precisamos instalá-lo e carregá-lo:
Com o pacote devidamente carregado, é necessário informar ao RStudio onde está instalado o Julia no seu computador. Para isso, buscamos pelo arquivo julia.exe no gerenciador de arquivos, como mostrado na imagem abaixo:

No caso, estamos interessados no segundo julia.exe, aquele que foi criado no processo de instalação do Julia. Voltando ao R, utilizamos as funções Sys.setenv() e julia_setup() para configurar o caminho do arquivo. No meu caso, ficou assim:
Sys.setenv(JULIA_HOME = "C:/Users/vitor/AppData/Local/Programs/Julia-1.10.2/bin"
julia_setup()Pronto, agora já é possível utilizar o Julia no Rstudio!
Como utilizar
Com tudo configurado, podemos começar a usar o Julia no RStudio. Para isso, criamos um arquivo R Markdown e escrevemos o código em Julia dentro do chunck Julia:

Agora é só colocar a mão na massa e começar a programar em Julia diretamente no RStudio, uma interface que você já conhece bem!
Ferramentas de IA foram utilizadas para correção ortográfica e aprimoramento do texto.