O serviço de correio eletrônico da Unicamp é fornecido através do software GMail disponível na plataforma de colaboração “Google Workspace”.
O acesso ao serviço é feito através de uma conta no sistema integrado de autenticação (SiSe) da Unicamp que é definida durante o processo de ingresso do usuário na universidade.
As contas de professores, funcionários e pós-doutorandos são vinculadas a endereços de e-mail no domínio @unicamp.br, enquanto que as contas de alunos de graduação e pós-graduação são vinculadas a endereços de e-mail no domínio @dac.unicamp.br.
Acesso ao e-mail da Unicamp
As principais maneiras de acessar o seu e-mail da Unicamp são feitas através do:
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site http://email.unicamp.br: informe o seu nome de usuário / número do RA (alunos) e a senha do sistema SiSe
ou
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GMail (http://gmail.com): informe o seu endereço de e-mail @unicamp.br / dac.unicamp.br (alunos)
Alternativamente, você pode utilizar qualquer programa de e-mail que seja compatível com o GMail e suporte autenticação de terceiros como: Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook ou aplicativos de dispositivos móveis. Para mais informações sobre como configurar esses programas, consulte as páginas de suporte correspondentes.
Endereços alternativos no domínio @ime.unicamp.br
Os usuários do IMECC podem utilizar um endereço alternativo no domínio @ime.unicamp.br associado a sua conta de e-mail que é definido durante o processo de criação de sua conta no IMECC conforme a categoria:
Categoria |
Endereço alternativo @ime.unicamp.br |
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nome-de-usuário-IMECC@ime.unicamp.br |
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raNNNNNN@ime.unicamp.br, onde NNNNNN é o RA do aluno |
E-mail para Visitantes
O professor anfitrião deve solicitar a criação da conta para o visitante junto ao Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) conforme o procedimento descrito abaixo:
- Acessar o endereço http://www.unicamp.br/siseadmin
- Selecionar “Responsável por Serviços e Sistemas”
- Selecionar “Criar Usuário Unicamp para visitantes – Acesso restrito a docentes ativos da Unicamp”
- Autenticar-se fornecendo o seu username e senha (SiSe)
- Preencher os dados solicitados sobre o visitante.
Instruções sobre a obtenção da senha serão enviadas diretamente ao e-mail do visitante fornecido durante o cadastramento da conta.