Cálculo Numérico B (6MAT044) - Matemática
Disciplina ministrada no segundo semestre de 2008
Ementa
Sistemas
lineares discretos. Solução de sistemas lineares.
Solução de sistemas lineares por eliminação
de Gauss e decomposição LU. Métodos iterativos
para obter raízes de funções reais.
Implementação dos métodos de Lagrange e Newton
para interpolação polinomial. Análise do erro na
interpolação. Fórmulas de Newton-Cotes para
integração e o Teorema Geral do Erro para Integração
Numérica.
Cronograma
Seguiremos
o cronograma abaixo onde cada item refere-se a duas aulas teóricas:
-
Apresentação
do professor e da disciplina. Introdução do sistema de
representação de números no computador.
-
Tópicos
em aritmética de pontos flutuantes.
-
Erros
e zeros de funções reais.
-
Método
da bissecção e da posição falsa.
-
Método
do ponto fixo e método de Newton
-
Método
da secante e comparação entre métodos.
-
Introdução
à sistemas lineares
-
Método
da eliminação de Gauss e fatoração LU.
-
Método
de Cholesky e tópicos sobre o cálculo da matriz
inversa.
-
Método
interativo de Gauss-Jacobi e Gauss-Seidel
-
Revisão
do conteúdo introduzido nos itens 1-11.
- Primeira
avaliação.
-
Interpolação
polinomial.
-
Forma
de Lagrande
-
Forma
de Newton.
-
Interpolação
inversa e estudo do erro de interpolação.
-
Fenômeno
de Runge e splines
-
Quadrados
mínimos
-
Revisão
do conteúdo introduzido nos itens 14-19.
-
Segunda
Prova.
-
Integração
numérica.
-
Regras
dos trapésios.
-
Regras
de Simpson.
-
Teorema
geral do erro.
-
Quadratura
gaussiana.
-
Introdução
aos problemas de valor inicial.
-
Método
de Euler.
-
Métodos
Runge-Kutta.
-
Métodos
do tipo previsor-corretor.
-
Revisão
do conteúdo introduzido nos itens 22-30.
-
Terceira
Prova.
Note
que os 31 itens apresentados acima correspondem à 62 aulas.
Reservaremos, portanto, 6 aulas que serão usadas para
esclarecer eventuais dúvidas que surgirem no decorrer do curso
ou trabalhar um tópico de interesse dos alunos.
Formas e Critérios de Avaliação
Serão
aplicadas três provas no decorrer do curso. Os alunos também
terão projetos envolvendo aplicações e trabalhos
de implementação dos algoritmos apresentados em sala.
A
Média será calculada através da equação:
Média
= (2*PT+3*P1+4*P2+5*P3)/14,
onde
PT representa a média dos projetos e trabalhos e P1, P2 e P3
correspondem as notas da primeira, segunda e terceira prova,
respectivamente.
Média Final:
| Trabalhos (Peso 2) | Prova 1 (Peso 3) | Prova 2 (Peso 4) | Prova 3 (Peso 5) | Média Final |
Arthur | 10 | 8,0 | 10 | 9,0 | 9,2
|
Camila | 10 | 6,25 | 6,0 | 8,5 | 7,5 |
Cibele | 10 | 7,5 | 9,5 | 9,5 | 9,1 |
Claudia | 10 | 5,5 | 9,0 | 9,5 | 8,6 |
Devair | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Fernando | 3,75 | 4,0 | 0 | 0 | 1,4 |
Gregório | 6,25 | 4,5 | 0 | 0 | 1,9 |
Leandro | 10 | 4,5 | 9,0 | 8,5 | 8,0 |
Rodrigo | 10 | 5,0 | 9,0 | 9,0 | 8,3 |
O aluno que desejar consultar sua prova deve procurar o professor na sala 15 do departamento de matemática.
Bibliografia
- Ruggiero,
Marcia A. G.; Lopes, Vera L. R., Cálculo Numérico -
Aspectos Teóricos e Computacionais, 2a ed., Makron Books,
1997.
- Franco, Neide
Maria Bertoldi,
Cálculo Numérico, Prentice
Hall,
2006.
- Sperandio,
Décio; Mendes, João T.; Silva, Luiz H. M., Cálculo
Numérico - Características Matemáticas e
Computacionais dos Métodos Numéricos,
Pearson/Prentice Hall, 2003.
- Burden,
Richard L.; D. Faires, Análise Numérica,
Pioneira Thompson Learning,
2003.
Exercícios Sugeridos
Em breve estarão disponíveis os exerícios sugeridos.
Tarefas e Projetos
Tarefa | ARTHUR | CAMILA | CIBELE | CLAUDIA | DEVAIR | FERNANDO | GREGORIO | LEANDRO | RODRIGO |
1. Método da Posição Falsa | x | x | x | x | | | x | x | x |
2. Método de Newton | x | x | x | x | | | | x | x |
3. Método da Secante | x | x | x | x | | | | x | x |
4. Problema das Vigas | x | x | x | x | | | x | x | x |
5. Interpolação de Lagrange | x | x | x | x | | x | x | x | x |
6. Interpolação de Vandermonde | x | x | x | x | | x | x | x | x |
7. Formula de Newton | x | x | x | x | | x | x | x | x |
8. Regra 1/3 de Simpson | x | x | x | x | | | | x | x |
8. Entregar dia 07 de Novembro
Uma rotina que implemente a regra 1/3 de Simpson. A rotina deve iniciar da seguinte forma:
function int=simpson(func,a,b,n)% Rotina que calcula a integral de uma função no intervalo [a,b] usando a regra 1/3 de Simpson.% Entradas: func - nome da função (deve ser introduzido entre aspas na linha de comando);%
a,b - limites inferior e superior do intervalo de
integração;% n - número de subintervalos de [a,b].% Saída: int - valor aproximado da integral %