Álgebra Linear (MA327-X)

Avisos & Informações

Programa_MA327.pdf

Conteúdo / Programa:

1. Sistemas lineares. Revisão dos conceitos e métodos utilizados na resolução de sistemas lineares
  2. Espaços vetoriais reais. Definições, propriedades e exemplos.
  3. Subespaços. Geradores. Soma e interseção de subespaços.
  4. Base e dimensão. Dependência e independência linear. Espaços de dimensão finita.
  5. Transformações lineares. Representação matricial. Núcleo e imagem.
  6. Soma direta de subespaços. Projeções.
  7. Autovalores e autovetores. Interpretação geométrica.
  8. Produto interno. Ortogonalidade. Processo de ortonormalização de Gram-Schmidt. Desigualdade de Cauchy-Schwarz.
  9. Adjunta de uma transformação linear.
  10. Matrizes reais especiais. Simétricas, ortogonais.
  11. Diagonalização e Aplicação.
  1. P. Pulino, Álgebra Linear e suas Aplicações, disponível em versão eletrônica (pdf) aqui
Referência Bibliográfica:
  1. Elon Lages Lima, Álgebra Linear, Coleção Matemática Universitária, 1995.
  2. H. Domingues, C. A. Calioli e R. C. F. Costa, Álgebra Linear e Aplicações, Atual, 1982.
  3. Howard Anton, Álgebra Linear, 3ª edição, Rio de Janeiro, 1982. 392 pp.
  4. J. Pitombeira de Carvalho, Introdução à Álgebra Linear, Livros Técnicos e Científicos, 1974.
  5.  José Luiz Boldrini, Sueli I. Rodrigues Costa, Vera Lúcia Figueiredo e Henry G. Wetzler, Álgebra Linear, 3ª edição, Harbra-Harper & Row do Brasil, São Paulo, 1984. 411 pp.
  6. K. Hoffman and R. Kunze, Álgebra Linear, Livros Técnicos e Científicos, 1970.

Critérios de Avaliação:

A avaliacão será feita através de três provas, P1, P2 e P3 e de um Exame Final, E,
    nas
    seguintes datas e com os seguintes conteúdos:

* P1: 16 de Setembro de 2021

Conteúdo da P1: Sistemas lineares, espaços Vetoriais, subespaços (combinação linear, subespaços gerados, soma, interseção e soma direta de subespaços), dependência e independência linear, bases e dimensão, coordenadas e matriz mudança de base, transformações lineares, Núcleo e Imagem.

* P2: 28 de Outubro de 2021

Conteúdo da P2: Espaços vetoriais isomorfos e inversa de transformação linear,
    a matriz de uma transformação linear, produto escalar: Definição e desigualdade de Cauchy- Schwarz, norma e ângulo entre vetores, bases ortonormais e o processo de Gram-Schmidt, complemento e decomposição ortogonal, a adjunta de uma transformação linear, Operadores Simétricos, Hermitianos e Ortogonais, projeção ortogonal
    .

*P3: 02 de Dezembro de 2021

Conteúdo da P3: Autovalores e autovetores de operadores, autovalores e autovetores de matrizes, matrizes especiais, diagonalização de operadores lineares: aplicação à cônicas & quádricas, diagonalização de operadores Hermitianos e Anti-Hermitianos.

* E: (toda a matéria) 16 Dezembro de 2021.

A Média final, M, será calculada da seguinte maneira: M = (2P1 + 3P2 + 3P3)/8.

Se M ≥ 5, então o aluno está aprovado no curso. Se M<2,5 então o aluno será reprovado.
    Caso 5> M ≥ 2,5 o aluno será convocado para o exame final.
    Após o exame, sua nota final N
    será, N=(E + M)/2. Se N ≥ 5, então o aluno será aprovado no curso.
    Caso contrário, ele será reprovado.

Horários das Provas

As provas serão realizadas  no horário da respectiva turma e terão duração de 2h.
    Importante ressaltar que as mesmas estarão disponíveis, no sistema que o professor
    responsável utiliza,
    15 minutos antes do horário da aula e deverão ser entregues em até 15 minutos
    após as duas horas.
    Mais informações serão passadas pelo docente responsável.

Conceitos
    Se o aluno for aprovado na disciplina, será enviado ao DAC o conceito S=Suficiente.
    Caso o aluno
    seja reprovado, será enviado ao DAC o conceito I=Insuficiente.

Atendimento

Os PADs e PEDs disponíveis para nossa disciplina atenderão aos alunos nos dias e horários da tabela abaixo.

Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
    13h-14h Adiar   Lucas Hector Carlos
    18h-19h Diana Simone Marcos Javier

Todas as monitorias serão feitas de forma remota através do Google Meet. O link das monitorias é  meet.google.com/nym-eguz-bjg