Este curso pretende trabalhar com o termo Produção no seu sentido mais amplo, ou seja, produção de bens e serviços. O termo Produção tem suas raízes no estudo de automação de fábricas. O termo Gerenciamento de Operações tem se tornado popular no últimos anos e a tendência é de refletir interesses maiores. Estudaremos, neste curso, métodos analíticos para nos auxiliar nas tomadas de decisões a assuntos relacionados com o gerenciamento da produção e das operações que regem a mesma. Produção e Gerenciamento de Operações é o processo de gerenciar pessoas (muita vezes na prática, até as emoções das pessoas) afim de criar um produto ou um serviço. Operações envolvem a logística necessária para levar a contento o processo produtivo.

Os setores Propaganda/marketing, financeiro e produtivo são as três áreas mais importantes de uma firma. O Marketing atua como um buffer com o mundo exterior. O marketing escolhe a maneira pela qual os produtos serão apresentados ao consumidor e descobre as direções de suas preferências. O setor financeiro é responsável de encontrar fontes externas de subsídios, bem como gerenciar o capital da firma. O setor produtivo converte a matéria-prima em produtos ou gera de alguma forma um determinado tipo de serviço. As atividades destes três setores devem ser cuidadosamente coordenadas de maneira a fazer com que a firma opere eficientemente.

ATENÇÃO:  MANDEM EMAIL PARA MORETTI@IME.UNICAMP PEDINDO A INSCRIÇÃO NO GRUPO DA DISCIPLINA.


Notas de Aula

Eu escrevo bastante em sala de aula, o motivo disso é para que vocês tenham algo para ler e estudar em casa. Inicialmente, a aula poderá parecer lenta e trabalhosa,mas, com o tempo vocês se acostumam.