Elza te conta No12

Número 12, dezembro de 2021.

 

Você piscou, e o fim do ano chegou!
Dezembro é tempo de festas e celebrações,
de preferência, sem aglomerações.
Que mantenhamos nossa saúde em segurança,
e que o novo ano nos renove a esperança.
Que nunca deixemos de nos apoiar,
lutando por uma sociedade mais igual
e por um mundo mais humano!
Nós, do Grupo Elza, lhe desejamos um Feliz Natal,
e até o próximo ano!

 

Quer contribuir com alguma matéria ou informação? Escreva para imeelza@unicamp.br.


Vai, Malala!

Na última sexta-feira (26/11), a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, de 24 anos, participou de sua cerimônia de colação de grau. Ela se graduou em filosofia, política e economia na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz ficou conhecida por sua constante luta pela educação das mulheres, que não cessou nem mesmo após um atentado sofrido há nove anos.

Parabéns, Malala! Que você continue inspirando tantas meninas, para que nunca abram mão de sua liberdade e direito à educação!

 

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo!”

Malala Yousafzai

 


Mamilos

Mamilos • B9Trazemos hoje, como sugestão de escuta, o podcast semanal “Mamilos – Diálogos de Peito Aberto”. O podcast procura debater temas polêmicos que estejam em alta, apresentando-os ao ouvinte, para que este possa formar uma opinião com embasamento sobre o assunto.

Ainda, as apresentadoras Juliana Wallauer e Cris Bartis sempre trazem conteúdos de informação, tal como a série de quatro episódios chamada “Nosso Sangue“, que aborda diversos assuntos relacionados à menstruação, desmentindo mitos enraizados na sociedade e nos permitindo conhecer mais nosso próprio corpo.

Vale a pena ouvir!


Regulador SE LIGA

Nesta seção, trazemos diálogos e frases incômodas ouvidas nos corredores da vida (virtuais ou não) e que podem ser corrigidas com um pouquinho de prática. Enquanto persistirem os sintomas, mande a sua.

   ———-//———-

– Por que temos que ficar ouvindo um bando de mulher histérica?
– Por isso mesmo.
– Não entendi.
– Por isso também.

   ———-//———-

Regulador SE LIGA, dose única: posicionamento de mulher não é histeria. Ouça, atente-se e respeite!


Representatividade da mulher negra

A especialista em orçamento público relacionado a gênero e raça Clara Marinho foi nomeada, pela ONU (Organização das Nações Unidas), uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, em 2021.

Tendo participação na luta pela aprovação das cotas raciais em cargos públicos e na PEC das domésticas, Clara também trabalha no Ministério da Economia e produz conteúdo que visa conduzir as questões da população negra usando uma linguagem descomplicada.

A lista de influentes também conta com outros brasileiros, como Gil do Vigor e Taís Araújo. Você pode ler a reportagem completa clicando aqui!

 


Dica do bem

Caso você esteja pensando em presentear uma criança neste Natal, lembre-se: não existe “presente de menino” e “presente de menina”.

Presentes de Natal png

“Essa divisão de brinquedos e brincadeiras pode parecer inocente. Mas com o tempo esses estereótipos de gênero têm efeitos duradouros sobre como as crianças passam a compreender a si mesmas, as escolhas que fazem e como se comportam.”

Melissa Hogenboom, em matéria para a BBC

 

 

Meninos podem cuidar de bonecas e fazer comidinhas; meninas podem ser construtoras e cientistas. Não existe limite para a imaginação de uma criança!


Marque na agenda

No dia 07 de dezembro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove a discussão “Escritas do corpo feminino: caminhos para acolher e discutir o sofrimento psíquico”, que visa debater o papel da literatura feminina no processo de adoecimento psíquico e de resistência ao adoecimento. O evento será transmitido online através de canal do Youtube, a partir das 10h. Mais informações podem ser acessadas neste link.

No dia 09 de dezembro, a Rede de Mulheres Acadêmicas da Unicamp e a Comissão de Gênero e Sexualidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) promovem o webinário “Desafios institucionais para a equidade de gênero na universidade”. O evento ocorrerá a partir das 16h e será transmitido pelo canal do Youtube da DeDH. As inscrições podem ser feitas neste link.

 


Rainha da sofrênciaMarília Mendonça morre em queda de avião em Minas Gerais | Exame

No dia 05 de novembro de 2021, o Brasil sofreu uma grande perda: a cantora Marília Mendonça, de 26 anos, faleceu por conta de um acidente de avião.

Marília foi uma pessoa de grande importância para as mulheres brasileiras. Além de abrir as portas para as cantoras numa área, até então, exclusivamente masculina, trazendo o “feminejo”, Marília sempre trazia a mulher como o centro de suas canções, empoderadas e protagonistas de suas próprias histórias.

Como homenagem e agradecimento, deixamos aqui a música “Você não manda em mim”, de lançamento póstumo, cantada por Marília Mendonça & Maiara e Maraisa. A canção, que aborda a temática dos relacionamentos abusivos, fazia parte de um projeto futuro visando a conscientização contra a violência doméstica.

Obrigada por tudo, Marília! ⭐


Veja aqui os números anteriores do Boletim.