Introdução à Ferramenta Teoria de Resposta ao Item – TRI

Alexandra Waltrick Russi - Universidade Federal do Paraná
Setembrino Soares Ferreira Junior - Universidade Federal do Paraná
Alexandra Waltrick Russi

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é, conforme Andrade (2000), definida como o conjunto de modelos matemáticos construídos para representar a probabilidade de um indivíduo dar certa resposta a um item em determinado teste. Para isto, leva em consideração parâmetros do item e a habilidade do respondente. Apesar dos primeiros estudos direcionados à TRI datarem da década de 60 do século passado, esta área de atuação ainda é pouco divulgada no país. O objetivo deste trabalho é apresentar os elementos básicos principais da TRI à comunidade Estatística, com o intuito de disseminar as possibilidades desta ferramenta. A elaboração deste instrumento de informação utilizou como base artigos, apostilas, apresentações de trabalhos em congressos e encontros, além da consulta à literatura clássica e alguns instrumentos de avaliação educacional. A pesquisa demonstrou que avaliações com a TRI apresentam forte ganho de qualidade e são um incentivo aos alunos para dedicarem mais esforços à multidisciplinaridade dos conhecimentos do que somente à memorização de “dicas” e “macetes”. Entender e desenvolver linhas de raciocínio significa preparar indivíduos do início do século XXI com mais qualidade e assertividade. Ao final, sugere-se temas para a elaboração de trabalhos futuros.

Resumo estendido: