Análise Espaço-Temporal de Efeito de Fogos Florestais em Portugal

Inês Dias, Departamento de Matemática da Universidade de Évora e CIMA, Portugal
Giovani Loiola da Silva, Dep. Matemática - IST, Universidade Técnica de Lisboa e CEAUL, Portugal
Inês Dias

Na última década, os incêndios florestais tornaram-se uma das catástrofes naturais mais graves em Portugal. O elevado número de ocorrências e a sua severidade provocam grande devastação levando a elevados prejuízos, quer económicos quer ambientais, e colocando em risco bens, populações e a subsistência da própria floresta. Neste trabalho apresentam-se modelos hierárquicos bayesianos para analisar dados espaço-temporais relativos à proporção de área ardida em Portugal continental por concelho ao longo das últimas três décadas. Distribuições mistas foram usadas para modelar conjuntamente a proporção de área ardida e a existência de concelhos sem área ardida em determinados anos. Na obtenção de estimativas a posteriori dos parâmetros de interesse, usaram-se métodos de Monte Carlo via cadeias de Markov (MCMC).

Resumo estendido: