IMPACTO DAS DISCIPLINAS MÉTODOS ESTATÍSTICO I e II NO CURSO DE ESTATÍSTICA

Carlos Virgilio
UFRN
Carlos Virgilio

Este trabalho apresenta um estudo sobre o impacto das disciplinas Métodos Estatísticos I e II no desempenho dos alunos do curso de Estatística. Essas duas disciplinas são relativamente novas, pois foi incorporado ao curso de estatística apenas em 2004, para preencher a lacuna existente na formação dos alunos, melhorando assim sua fluência nos conceitos básicos e o desenvolvimento nas disciplinas profissionalizantes. Foram feitas duas pesquisas censitárias com os discentes de Métodos Estatístico I e II com objetivo de saber o nível de satisfação dos mesmos, se freqüentam a monitoria; se trabalham, todas levando em conta a nota da 1ª avaliação. O banco de dados utilizado neste trabalho foi gentilmente cedido pela coordenação de estatística, nele contendo informações sobre todos os alunos matriculados no semestre de 2007. Observou-se um grande aumento dos alunos que freqüentam a monitoria na turma de ME II em relação à turma de ME I, isso fruto dos esforços dos professores e monitores ao longo do semestre anterior. Observou-se também que as melhores notas apresentam associação positiva com não trabalhar, ler o material à medida que o assunto é apresentado em sala de aula, grau de satisfação elevado com as disciplinas, resultados esses, de certa forma, esperados. A outra parte da pesquisa foi realizada com os professores específicos das disciplinas: inferência; amostragem; planejamento de experimento; estatística não paramétrica e dados categorizados. A pesquisa foi censitária, pois o número de professores envolvidos era de apenas oito. O resultado da pesquisa dos professores revelou que, de uma forma geral, há uma percepção positiva dos professores em relação ao impacto das disciplinas de Métodos Estatísticos I e II.

Resumo estendido: